Educação

Congresso debate a educação em valores humanos

Pela primeira vez Pelotas recebe evento, organizado pelo instituto paulista Sathya Sai

Nos dias 1º e 2 de junho ocorre em Pelotas o 12° Congresso Nacional de Educação em Valores Humanos, organizado pelo instituto Sathya Sai, de São Paulo, em parceria com a UFPel e o IF-Sul. O evento conta com palestras, oficinas, atividades culturais e debates voltados ao programa de ensino criado pelo educador indiano, Sathya Sai. As atividades serão no auditório do Campus do IF-Sul, com entrada franca e limite de 400 participantes.

O instituto Sathya Sai foi criado em 2000, mesmo ano em que Cristina Farias, hoje professora aposentada da UFPel, descobriu o Programa Valores em Educação, através do livro Aulas de transformação, de Marilu Martinelli. Cristina trouxe a metodologia, que é aplicada em diversos lugares do mundo, à UFPel, e criou uma cadeira optativa na Faculdade de Educação.

Na cidade foram realizados três seminários e ofertados cursos para professores da rede pública de ensino. O objetivo: ensinar os princípios da verdade, retidão, paz, amor e não violência às crianças. Em 2004, Cristina se juntou ao instituto Sathya Sai, que realiza eventos sobre o tema no país inteiro desde que foi criado.

Em 2018, o Congresso será sediado pela primeira vez em Pelotas. O tema deste ano é Em busca da escola ideal. Na explicação de Cristina, o tema visa criar uma reflexão sobre qual escola queremos. “No nosso entender, a escola anda falha. A educação precisa ser repensada”, avalia. “Estamos vivendo em uma sociedade total antivalores. Precisamos resgatá-los”, conclui.

O evento tem limite para 400 participantes. Segundo Cristina, metade das vagas já foi preenchida - não só por profissionais da educação, mas também por advogados, psicólogos, dentre outros. Para a educadora, o modelo de ensino é “próprio e eficiente e desenvolve valores que são inerentes a todos os seres humanos, mesmo que às vezes sejam esquecidos”.

Serão ofertadas sete oficinas e cada inscrito pode participar de duas, além de uma série de atividades, que podem ser conferidas no site do instituto. As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/2HJbxiJ. As atividades vão das 8h às 17h dos dias 1º e 2 junho, no auditório do IF-Sul Campus Pelotas. Participarão o presidente e o vice do instituto Sathya Sai e educadores de São Paulo e de Pelotas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Faltam medicamentos psiquiátricos na rede Anterior

Faltam medicamentos psiquiátricos na rede

Próximo

Entra em vigor lei que aumenta pena para motorista embriagado

Deixe seu comentário